Seja bem-vindo ao nosso blog

Levando todas as informações de nossos coroinhas e informações da paróquia

domingo, 27 de março de 2011

Missa da Criaças 27/03/2011 com o nosso Pároco Fr Hudson,OCD

Entrada da Santa Missa de 9:15 dia 27/03/2011


Lucas Samuel, Yasmim e Frei Hudson,OCD

O Lucas Samuel e a Yasmim ajudaram nesta Celebração Eucaristica.















Hoje na Santa Missa de 09:15hs dedicada especialmente as crianças da catequse tivemos como Presidente da Celebração o nosso Pároco Frei Hudson Barcelos,OCD.Que sempre que pode participa da missa com as crianças.Se você tiver filhos pequenos traga os para catequese para que possam aprender um pouco mais sobre o reino de Deus. A CATEQUESE ACONTECE TODO DOMINGO A PARTIR DAS 08:00HS DA MANHA VOCE É NOSSO CONVIDADO ESPECIAL!

sábado, 26 de março de 2011

Reunião de sabado 26/03/2011

Estes são os nossos queridos Coroinhas ao qual cuidamos com muito carinho e amor.Rezem para que eles permaneçam no amor de Deus e no coração de Maria! São Jose rogai por nós.
Harylaine,Thamiris,Yasmim,Karoline e Larissa

Lucia,Thamiris,Julia,Lucas Samuel,Artur,Lucas,Welliton,Gabriel,Wittila,Francielle,Lavinia,Yasmim,João Marcos,Matheus,Vitoria e Larissa esse são nossos coroinhas

Escala dos coroinhas de 27/03/11 a 01/04/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 27/03/11 a 01/04/11
                                                                                
Domingo 07:00hs ARTUR e WITILLA (  p    ) (  f   )
Domingo 09:15hs LUCAS SAMUEL e YASMIM(  p   ) (  p   )
Segunda – feira 19:00hs FRANCIELE e GABRIEL (   f  ) (  p    )
Terça – feira 19:00hs WELLITON e MATHEUS(  p    ) ( p     )
Quarta –feira19:00hs JULIA e LUCAS( p   )   (   p   )
Quinta-feira 19:00hs HARYLAINE e KAROLINE( p     ) (   p   )
Sexta – feira 19:00hs THAMIRIS e JOÃO MARCOS(   p   ) (  p    )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.

sábado, 19 de março de 2011

Grupo de Coroinhas da Catedral

Esses da foto é o Padre Agrimaldo com os Coroinhas da Catedral
Esses meninos da foto acima são todos do GRUPO DE COROINHAS DA CATEDRAL,se você mora no centro e se interessa em ser coroinha procure a Angela Marcia toda sexta-feira as 18hs  no salão paroquial da Catedral,atras da Catedral São João Batista.Se você se interessa pelo reino de Deus participe mais na comunidade, pois a igreja estara sempre de portas abertas.Sera um prazer receber você no nosso grupo.

Escala dos coroinhas de 20/03/11 a 25/03/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 20/03/11 a 25/03/11
                                                                                
Domingo 07:00hs HARYLANNE e FRANCIELE (  f    ) (  p   )
Domingo 09:15hs LAVINIA e WELLITON(  p   ) (  p   )
Segunda – feira 19:00hs LARISSA e MATHEUS ( p    ) ( p     )
Terça – feira 19:00hs ARTUR e KAROLINE(  p    ) (   p   )
Quarta –feira19:00hs HARYLANNE e GABRIEL(  p  )   (   p   )
Quinta-feira 19:00hs JULIA e JOÃO MARCOS(  p    ) (   p   )
Sexta – feira 19:00hs HARYLANNE e VITORIA(   p   ) (   p   )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Na reunião de hoje nossos coroinhas tiveram formação sobre as cores liturgicas a quaresma e a festa da pascoa.

                    REUNIÃO DO GRUPO DE COROINHAS SÃO JOSÉ.

FORMAÇÃO DIA 19/03/2011
CORES LITURGICAS

A respeito das cores litúrgicas, seguimos as orientações do Missal Romano (cf. Instrução Geral sobre o Missal Romano 308-310)

Branco: simboliza a vitória, a paz, a alegria. É usado nos ofícios e missas do tempo pascal e no Natal: nas festas e memória do Senhor, exceto as da Paixão; nas festas e memória da Bem-aventurada Virgem Maria, dos Santos Anjos, dos Santos não mártires, na festa de Todos os Santos, são João Batista. Cátedra de São Pedro e Conversão de São Paulo. 
                                           
Vermelho: simboliza o fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usada no domingo da Paixão (= domingo de Ramos) e na Sexta-feira santa: domingo de Pentecostes, nas celebrações da Paixão do Senhor, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos mártires.
                                       
Verde: é a cor da esperança. É usado nos ofícios e missas do tempo comum.
                                         
Roxo: simboliza a penitência. É usado no tempo do advento e na quaresma. Pode também ser usado nos ofícios e missas pelos mortos.
                                           
Preto: é símbolo de luto. Pode ser usado nas missas pelos mortos.
                                         
   Rosa: simboliza a alegria. Pode ser usado no III domingo do Advento e no IV domingo da Quaresma.
                                              




 QUARESMA E TRIDUO PASCAL.




Quaresma: Na Bíblia, o número quarenta é citado várias vezes, como por exemplo, nos quarenta anos que os hebreus permaneceram no deserto, nos quarenta dias em que Elias caminhou e nos quarenta dias em que Jesus jejuou.
A Quaresma é um tempo muito especial para os cristãos. É um tempo muito especial para todos os cristãos. É um tempo de renovação espiritual, de arrependimento, de penitência, de perdão, de muita oração e principalmente da fraternidade. Por isso, no Brasil, desde 1964, durante a Quaresma, a Igreja convida os cristãos a viverem a Campanha da Fraternidade, que cada ano apresenta um tema especifico.
Aproveite, portanto, esse tempo de graça e renovação e prepare-se o melhor possível para celebração da Páscoa. Procure fazer tudo  o que puder para ajudar as pessoas, principalmente as mais necessitadas.
Com o Domingo de Ramos inicia-se a Semana Santa.

Tríduo Pascal: As celebrações mais importantes de todo ano litúrgicos sem dúvida são as do Tríduo Pascal. Tríduo Pascal quer dizer “três dias” e pascal significa “da Páscoa”. Inicia-se na Quinta-feira Santa e termina e termina no Sábado Santo, com a Vigília Pascal.
                      
                          Quinta-feira Santa: Na tarde desse dia, comemora-se a último dia de Jesus, ocasião em que ele tomou o pão e o vinho, abençoou-os e deu-os aos seus discípulos, dizendo tratar-se de meu corpo e de meu sangue: assim ele instituiu o sacramento da Eucaristia, estabelecendo com o povo uma Nova Aliança, por meio do seu sacrifício. Foi também durante a última ceia que Jesus lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade, serviço e amor ao próximo. A celebração na igreja é feita geralmente á noite.

                          Sexta-feira Santa: Nesse dia a Igreja relembra a Paixão e Morte de Jesus Cristo, numa celebração muito especial á tarde, pois foi por volta das 15 horas que Jesus morreu. Na Sexta-feira Santa não há celebração de missas.

                           Sábado Santo: Este é um dia de recolhimento, reflexão e muito silêncio: é o dia em que Jesus permaneceu em seu sepulcro. Na noite do Sábado Santo, renova-se a memória do acontecimento mais importante de nossa fé cristã: a Ressurreição. Há então em todas as igrejas uma celebração muito significativa, a mais importante de toda a liturgia, que é a Vigília Pascal.

Reunidos nas igrejas, os cristãos de todo o mundo comemoram a ressurreição de Jesus Cristo, triunfando sobre a morte. A cerimônia divide-se em quatro partes:

(A) Liturgia da Luz: acende-se uma grossa vela, chamada círio pascal, que simboliza a luz de Cristo que vence as trevas da morte;

(b) Liturgia da Palavra: as pessoas relembram, por meio de leituras bíblicas, os fatos importantes realizados por Deus ao longo da História;

c)Liturgia Batismal: recordando que Batismo é a nossa Páscoa, ou seja, nossa “passagem” para a vida cristã, renovamos nessa noite as promessas feitas em nosso batismo confirmando nossa vida em Cristo;
d)Liturgia Eucarística: celebra-se finalmente o sacrifício de Cristo, mas com grande alegria, porque Jesus esta vivo e nos salvou.

É bom que você, coroinha compareça a todas as celebrações do Tríduo Pascal sempre com muito respeito e muito empenho de realizar suas tarefas junto ao altar.E, ao terminar a Vigília Pascal, cumprimente sua família, seus amigos, as pessoas que estiverem na igreja e os sacerdotes, manifestando sua alegria de cristão nessa alegre e grandiosa manifestação.


 Páscoa: Você sabe o quer dizer “Páscoa”? Em hebraico que é a língua que foram escritas as primeiras versões Bíblia, Páscoa significa “passagem”, rememorando a passagem de Moisés, com todo o povo hebreu, ao retirar do Egito e libertar-se da escravidão.Também Jesus, ao ressuscitar, “passou” da morte para a vida, da escuridão para á luz. E nós, na Páscoa, somos convidados a realizar essa mesma passagem, isto é, a ressuscitar com Jesus para o amor e a serviço ao próximo.
A Páscoa é um longo período litúrgico: além dos oito dias (a oitava da Páscoa), prolonga-se por mais de seis domingos.
O tempo pascal termina com duas importantes solenidades a festa da Ascensão de Jesus ao céu e a festa de Pentecostes que relembra a decida do Espírito Santo sobre os apóstolos, que foi o inicio da Igreja.



 


segunda-feira, 14 de março de 2011

Quaresma, de onde para onde?

Quaresma, de onde para onde?

Quaresma, 40 dias de caminho para onde? Para quem?


   Do nosso egoísmo para a fraternidade,

   do nosso desamor para o amor,

   da nossa falta de sinceridade para a verdade,

   da nossa mesquinhez para a generosidade...

   do nosso pequeno mundo para o mundo inteiro,

   dos nossos amigos para todos os homens,

   do nosso deus pequeno chamado “ego” para Cristo, Caminho, Verdade e Vida,

   do consumismo para a caridade,

   do ódio para o perdão,

   da inimizade para a amizade,

   da noite para luz,

   do mal para o bem,

   da falta de Deus para Deus.

Quaresma… é preciso caminhar para chegar à Páscoa de luz e de vida...

Cristo ressuscitado nos espera.

Não tenha medo de passar pelas noites da paixão, da morte, da dor. Sempre a paz, a luz e a vida ressuscitam em nós.

Sem Cristo é noite, com Cristo é luz e paz no coração, dentro e fora de nós.

Seja feliz! Feliz Quaresma e Feliz Páscoa!

Abuna Patrik ( Frei Patricio)

Cairo, 10/03/11
Fonte : Ordem Carmelitas Descalços.

Matriz de Nossa Senhora do Carmo participa da novena de São José no Bairro Zacarias

Nossa Matriz participou com peso na comunidade São José.Os Coroinhas.Leitores,ministra da Eucaristia e o Nosso Pároco Fr Hudson,OCD 
Os Cantores de Deus fizeram bonito!
Os Coroinhas que Ajudaram na Missa a Harylaine e o Artur estavam bem paramentados e fizeram bonito lá na Comunidade São José no Bairro Zacarias representando os Coroinhas e Acólitos.
Vandril e Eliana Batalha(Ministros da Palavra)Antônia (Ministra da Eucaristia)
Duas paroquianas Dona Doca e Lucimeire
Nosso Pároco Frei Hudson,OCD

Coroinhas na hora do ofertório.
A comunidade São José do bairro Zacarias comunidade a qual pertence a Paróquia Nossa Senhora do Carmo esta em festa pois dia 19 de Março é dia de São José, e este grande santo da igreja é padroeiro da comunidade eles estão em novena para a grande festa sábado dia 19 de Março.Nossa Matriz participou lá hoje organizando a liturgia o Presidente da celebração foi o nosso Pároco Fr Hudson que enfantizou em sua homilia o seguinte tema São José cumpriu a Palavra de Deus, e a Palavra se fez carne e  nos falou da importancia de São José para a vinda de Jesus Nosso senhor e após a missa teve as tradicionais barraquinhas com bingos e caldos tipicos.E lembramos que a festa continua veja abaixo a programação
15/03/2011 (Terça-feira) 

Tema: São José nos ensina a praticar a justiça divina. 
19:00hs: Celebração Eucarística 
Celebrante: Padre Elton dos Reis, SSS 
Convidados: Fiéis da Paróquia do Coração Eucarístico de Jesus (Santuário) 
Responsáveis: Pastoral da Criança 

16/03/2011 (Quarta-feira) 

Tema: São José nos mostra que somos a casa divina. 
19:00hs: Celebração Eucarística 
Celebrante: Frei Sebastião Leite, OCD 
Responsáveis: CEIM – Bairro Zacarias 

17/03/2011 (Quinta-feira) 

Tema: São José nos faz missionários do Evangelho. 
19:00hs: Celebração Eucarística 
Celebrante: Frei Sebastião Leite, OCD 
Convidados: Fiéis da Comunidade N. Sra. da Piedade (Piedade de Caratinga) 
Responsáveis: Oficina de Artesanato 

18/03/2011 (Sexta-feira) 

Tema: São José nos desperta para sermos Igreja viva e participativa. 
19:00hs: Celebração Eucarística 
Celebrante: Padre Jamir Pedro Sobrinho 
Convidados: Seminaristas Diocesanos 
Responsáveis: Conferência Vicentina Santa Terezinha 

19/03/2011 (Sábado)

ENCERRAMENTO DA NOVENA 

Tema: São José, homem justo que acolheu e viveu a palavra de Deus. 

15:00hs: Tarde de Louvor com a Caravana de Jesus / Grupo São José 

17:30hs: Procissão pelas ruas do Bairro Zacarias 
Participação Especial: Banda Santa Cecília 

19:00hs: Celebração Eucarística Solene e Homenagem a São José 
Celebrante: Frei Mariano Júnior, OCD 

Apoio: Conselho Pastoral Comunitário
Agradecimento: Prefeitura Municipal de Caratinga e Gráfica São Gabriel

Escala dos coroinhas de 13/03/11 a 18/03/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 13/03/11 a 18/03/11
                                                                                
Domingo 07:00hs HARYLAINE e WELLITON (  P    ) (   P  )
Domingo 09:15hs FRANCIELLE e LARISSA(  P   ) (  P   )
Segunda – feira 19:00hs WITILA e LUCAS SAMUEL (     ) (      )
Terça – feira 19:00hs THAMIRES e LUCAS(  p    ) (  p    )
Quarta –feira19:00hs JACIARA e LAVINIA(  p  )   (   p   )
Quinta-feira 19:00hs JULIA e MATEUS(  f    ) (   p   )
Sexta – feira 19:00hs ARTUR e YASMIM (   p   ) (   fj*   )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.

*Justificado

Pastoral Carcerária da Diocese de Gov Valadares promove um Encontro Diocesano

Aconteceu nos dias 11 a 13 de Março de 2011 na cidade de Itanhomi-MG na Diocese de Valadares o 10º Encontro diocesanpo da Pastoral Carcerária com o Tema:FRATERNIDADE E VIDA NAS PRISÕES
Acessor Padre Ernesto
"A HUMANIDADE GEME EM DORES NO CÁRCERE"Que teve como acessor Padre Ernesto da cidade de Fronteira dos Vales-MG no vale do Jequitinhonha da diocese de Almenara.O Padre falou sobre a vida na prisão e deixou a pergunta "Sera o mundo precisa de cadeias".Foram abordados vários temas e o principal foi sobre o tema da campanha da Fraternidade 2011 em que nós muitas vezes nos entregamos as consumismo e preocupando mais com o material do que o espiritual Padre Ernesto nos falou tambem sobre as várias formas de poupas os bens naturais e falou nos tambem sobre o PERDÃO que as vezes é tão dificil pelos nossos irmãos encarcerados.E a Diocese de Caratinga tambem participou foram 6 representantes:Aristides e Elenir(Pastoral Carcerária da Paroquia Nº Sº do Carmo)Tânia e Catarina(Pastoral Carcerária do Santuario)Rosa e Lurdinha(Pastoral Carcerária Santa Cruz)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Diocese de Caratinga busca articulação da Pastoral da Comunicação .

A diocese de Caratinga (MG) realizou neste final de semana, o seu primeiro encontro de articulação da Pastoral da Comunicação (Pascom). O encontro, dividido em dois momentos, aconteceu no sábado, 5, no Seminário Diocesano de Caratinga, com os seminaristas e formadores, e, no domingo, 6, na paróquia São Judas Tadeu, bairro Limoeiro de Caratinga, para padres e leigos de todas as foranias da diocese.
Sob a assessoria de Maurílio Marciano e Peterson Machado, da equipe da coordenação da Pascom da diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, o encontro reuniu 30 pessoas e discutiu os objetivos da Pascom e da sua estruturação na Igreja, visando sua articulação na diocese de Caratinga.
O vigário geral da diocese, monsenhor Raul Motta, diretor da Revista Diretrizes, órgão informativo da diocese, lamentou o fato a falta de uma Pascom estruturada, apesar dos mais de 50 anos de trabalhos com os meios de comunicação na diocese.
     Já o diretor do Portal da diocese, padre Ademilson Quirino, disse que a equipe diocesana da Pascom precisa se articular e se capacitar com urgência “para que seja capacitadora das equipes regionais, articuladas pelas cinco foranias nas quais a diocese se divide”.
O grupo decidiu criar uma rede de comunicadores diocesana, através da qual serão fomentados os meios de comunicação existentes. “Será [a rede] uma via de mão dupla: os leigos colaboram com os meios diocesanos, Portal e Revista, e estes colaboram com os meios paroquiais. Mais importante que isso, porém, é criar uma consciência de agentes de pastoral nesse grupo, promovendo oficinas de campo teórico e prático”, explicou o seminarista Cláudio Geraldo, um dos articuladores do trabalho na diocese.
A equipe de articulação da Pascom está otimista com a chegada do novo bispo, dom Emanual Messias, cuja posse está marcada para 20 de maio. Ele sucederá a dom Hélio Heneno, que renunciou após completar 75 anos.Fonte CNBB.

Mensagem de Bento XVI sobre a Campanha da Fraternidade 2011

Ao Venerado Irmão
Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana (MG) e Presidente da CNBB

É com viva satisfação que venho unir-me, uma vez mais, a toda Igreja no Brasil que se propõe percorrer o itinerário penitencial da quaresma, em preparação para a Páscoa do Senhor Jesus, no qual se insere a Campanha da Fraternidade cujo tema neste ano é: "Fraternidade e vida no Planeta", pedindo a mudança de mentalidade e atitudes para a salvaguarda da criação.

Pensando no lema da referida Campanha, "a criação geme em dores de parto", que faz eco às palavras de São Paulo na sua Carta aos Romanos (8,22), podemos incluir entre os motivos de tais gemidos o dano provocado na criação pelo egoísmo humano. Contudo, é igualmente verdadeiro que a "criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus" (Rm 8,19). Assim como o pecado destrói a criação, esta é também restaurada quando se fazem presentes "os filhos de Deus", cuidando do mundo para que Deus seja tudo em todos (cf. 1 Co 15, 28).

O primeiro passo para uma reta relação com o mundo que nos circunda é justamente o reconhecimento, da parte do homem, da sua condição de criatura: o homem não é Deus, mas a Sua imagem; por isso, ele deve procurar tornar-se mais sensível à presença de Deus naquilo que está ao seu redor: em todas as criaturas e, especialmente, na pessoa humana há uma certa epifania de Deus. «Quem sabe reconhecer no cosmos os reflexos do rosto invisível do Criador, é levado a ter maior amor pelas criaturas» (Bento XVI, Homilia na Solenidade da Santíssima Mãe de Deus, 1º-01-2010). 

O homem só será capaz de respeitar as criaturas na medida em que tiver no seu espírito um sentido pleno da vida; caso contrário, será levado a desprezar-se a si mesmo e àquilo que o circunda, a não ter respeito pelo ambiente em que vive, pela criação. Por isso, a primeira ecologia a ser defendida é a "ecologia humana" (cf. Bento XVI, Encíclica Caritas in veritate, 51). Ou seja, sem uma clara defesa da vida humana, desde sua concepção até a morte natural; sem uma defesa da família baseada no matrimônio entre um homem e uma mulher; sem uma verdadeira defesa daqueles que são excluídos e marginalizados pela sociedade, sem esquecer, neste contexto, daqueles que perderam tudo, vítimas de desastres naturais, nunca se poderá falar de uma autêntica defesa do meio-ambiente.

Recordando que o dever de cuidar do meio-ambiente é um imperativo que nasce da consciência de que Deus confia a Sua criação ao homem não para que este exerça sobre ela um domínio arbitrário, mas que a conserve e cuide como um filho cuida da herança de seu pai, e uma grande herança Deus confiou aos brasileiros, de bom grado envio-lhes uma propiciadora Bênção Apostólica.

Vaticano, 16 de fevereiro de 2011


Fonte:Capela São Jose

terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval da Matriz e da Catequese 2011


Osmira e Du Carmo

Conceição(Lo), Rubens e Lucimeire


A Velha Guarda a turma da marchinha de Carnaval.
A Velha Guarda Sãozinha,Neguita e Maria da Penha
Popis(Alexandra) e Espanhola(Poliana)
Bailarina
O nosso Pároco Fr Hudson,OCD
Angela Trigo,Lucimeire,Frei Mariano e o Limão

O Homem Aranha

Frei Hudson e a Lucimeire
Cigana(Pretinha),Chaves(Jeferson)
Aconteceu hoje aqui na Matriz de Nossa do Carmo no pátio da EEMM o Carnaval da Matriz e da Catequese que foi muito animado com a participação de toda a comunidade teve palhaço,bailarinas,homem aranha.batman,fervo,cigana,anos 60 várias fantasias para todos os gostos as mais famosas fora a de fadinha,bruxa,anos 60 ate do Chaves e da Popis teve vejam pelas fotografias acima.Queremos agradecer em nome de nosso Pároco Frei Hudson Barcelos,OCD a todos que vieram e ajudaram ano que vem temos mais. 

domingo, 6 de março de 2011

Quarta-feira de cinzas

A quarta-feira de cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ( que não são incluídos na Quaresma) ou quarenta e seis dias contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa. A data pode variar do começo de fevereiro até à segunda semana de março.
Alguns cristãos tratam a quarta-feira de cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. Missas são realizadas tradicionalmente nesse dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimónia. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até ao pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a antiga tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante Deus (como relatado diversas vezes na Bíblia). No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Como é o primeiro dia da Quaresma, ele ocorre um dia após do carnaval. A Igreja Ortodoxa não observa a quarta-feira de cinzas, começando a quaresma já na segunda-feira anterior a ela.Então lembramos que aqui na nossa paroquia havera 3 Missas 07:00hs;18:00hs e 20:00hs todas com imposição das cinzas boa quaresma a todos.

Carnaval e História do Carnaval

O que é 
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

História do Carnaval 
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
Carnaval de Recife - Bonecos Gigantes Bonecos gigantes em Recife
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu. 
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

sábado, 5 de março de 2011

O devoto de São José

de Padre Manuel de Alencar (CSS) - 1886-1924
Um dia à porta do Céu
Foi bater com muita fé
Um esfarrapado devoto
Do nosso Pai São José.

Logo abre a porta São Pedro
E vai gritando: _Quem é?...
_ Sou eu, São Pedro, um devoto
Do nosso Pai São José!...

Donde é que vem voss'mecê,
Cheirando tanto a café?...
São Pedro, sou brasileiro,
E venho lá de Tefé!

Se de lá vem, diz São Pedro,
Quem sabe não é pagé?
Saberá fazer feitiço
Com dentes de jacaré?

Deus me livre, grande Santo
Que nada fiz contra a Fé!
Santo não, mas fui devoto
Do nosso Pai São José.

Passe pra cá seu livrinho,
A sua conta-corrente...
Vamos ver se lá por baixo
Você viveu cristanmente...
Oh! Trabalhar nos Domingos
Isso é pecado mortal,
Pois é lei que nos Domingos
Descanse até o animal...

Ah! Foi no tempo, São Pedro
Em que eu era seringueiro...
Foi no tempo em que a borracha
Ainda dava dinheiro.

Aqui também está marcado,
Que raramente ia à Missa...
Então por que? Por desprezo,
Por descuido, ou por preguiça?

_Confessou-se uma só vez:
_ No dia do casamento!
Só recebeu nesse dia
O Santíssimo Sacramento!

_ E por desgraça suprema,
Que me causa compaixão,
Não teve Padre na morte,
E morreu sem confissão...

_ Meu amigo, eu lhe aconselho:
Não se apresente ao Eterno!
No céu não acha lugar:
_ Foi condenado ao Inferno...

Esmagado pela dor,
O triste mísero réu
Ao lado do seu saquinho
Sentou-se à porta do Céu.

Nisto, um anjinho bem loiro,
Com linda estrela na testa,
Vio olhar pela janela,
Mostrando uns ares de festa.

Meu bem _ (lhe diz o devoto)
_ Vá dizer a São José
Que vão me jogar no Inferno
Por ter nele muita fé!

Prontamente foi o Anjo
Se avistar com São José
Que foi logo ao pai Eterno
E perguntou: _ Como é?

_ Chegou-me agora aos ouvidos,
Ó Divino Pai Eterno,
Que um pobre devoto meu
Foi condenado ao Inferno.

_ Não me queixo da Justiça
Nem da vossa Divindade,
Mas agora em parte alguma
Terei mais autoridade!

_ Devo, pois, me retirar,
Ao mundo, se for preciso,
Mas sem prestígio nem força
Não fico no Paraíso!

E deixando o pai Eterno
Surpreso dessa atitude,
São José foi se afastando,
Meio triste, meio rude...

_ Maria, Esposa querida,
Arrume a nossa bagagem,
E vá também se arrumar,
Que vamos fazer viagem...

Aqui o Santo Menino,
Vendo tanta arrumação,
Foi perguntando _ Mãezinha,
Para onde é que vocês vão?

Sempre humilde e obediente,
Calou-se a Virgem Maria,
E dando a Jesus um beijo
Respondeu que não sabia...

_ Meu Filho, (disse chorando
O nosso Pai São José) _
Tornamos de novo ao mundo,
Voltamos a Nazaré...

_ Pois então - disse o Menino
_ O mandamento eu pratico:
_ Obedecendo a meus Pais,
No Paraíso não fico!

Vendo os Apóstolos que o Mestre
La ia embora também
Disse João Evangelista:
_ No Céu não fica ninguém!

E os anjos logo disseram:
_ Que querem, pois, que se faça?
_ Sem Jesus e sem Maria
Já fica o Céu tão sem graça!

Todos, aí, se mexeram,
E cada qual decidido
Foi arrumar a bagagem
Num jubiloso alarido...

Houve um grande rebuliço
Entre os Anjos e entre os Santos,
Profetas e Confessores,
Anacoretas e quantos

Na terra haviam seguido
Com sacrifícios e amor,
Os passos de Jesus Cristo,
A Lei Santa do Senhor...

São Pedro à porta do Céu,
Espantado e obediente,
Olhava pro Pai Eterno,
E olhava praquela gente...

Sossegadinho o devoto,
Diminuindo a agonia,
Sentado junto do saco,
Olhava tudo e sorria....

Fala, então o pai Eterno:
_ Isto assim não pode ser:
_ Sozinho no Paraíso
É que eu não posso viver!

E disse logo a São Pedro:
_ Venha esse homem pra qui:
_ Vou reformar a sentença
Que contra ele escrevi!

_ É de fato escandaloso,
Nunca se ouviu "ab eterno"
Que amigo de São José
Caísse um dia no Inferno...

_ Perdôo, _ disse ao devoto _
Por minha grande clemência:
_ Volte à terra mais um ano,
E faça lá penitência.

_ Volte depois, preparado
Pro rigoroso juízo,
E não venha cá meter
Desordem no paraíso!

São José sorriu contente,
Maria sorriu também,
E Jesus falou bem alto:
_ Digamos todos: Amém!

O Céu vibrou de alegria,
Anjos cantaram melhor...
E o devoto bateu palmas:
_ SÃO JOSÉ É O MAIOR!!

Isto vem mostrar à gente
O poder de São José:
Quem queira mesmo salvar-se
Tenha nele muita fé!