Iniciou nesta segunda-feira, dia 27, o primeiro encontro de dom Emanuel Messias com todo o clero da diocese de Caratinga. O encontro, que irá até na quarta-feira, dia 29, está acontecendo na Casa de Retiros de Santa Isabel, no ES.

O encontro começou ontem, 27, com o almoço. Foi o próprio bispo quem acolheu aos padres, falando das expectativas para o encontro. “Estou muito alegre por estar com vocês”, afirmou enfaticamente o bispo diocesano. Dom Emanuel demonstrou alegria. “Estou espantado com o número de padres. Estava acostumado com o número bem menor”, disse, referindo-se às suas costumeiras reuniões com o clero de Guanhães.
“O nosso objetivo é estar junto, descansar, partilhar experiências e rezar. Encontrar e projetar nossa Igreja particular”, afirmou o bispo. Em seguida justificou a ausência dos Padres José do Carmo Lima e João Batista de Oliveira ambos da Paróquia de Vargem Alegre. Apresentou também a pauta do encontro e abriu espaço para que os presentes pudessem se manifestar, quando vários padres manifestaram seus anseios com o encontro.
Segundo padre Ademilson Tadeu, diretor espiritual do Seminário Diocesano que está no encontro, a prioridade no primeiro dia foi a formação permanente dos presbíteros. Foi proposta a realização de dois encontros anuais para estudo. Outra novidade apresentada é com relação à assembleia diocesana de pastoral, que antes acontecia anualmente e agora acontecerá a cada quatro anos.
Além disso, ficou decido que cada forania escolherá um representante dos presbíteros para compor a Equipe presbiteral e outro para o conselho presbiteral. Com relação ao Seminário Diocesano, dom Emanuel manifestou desejo de organizá-lo de modo que em algum tempo os cursos de Filosofia e Teologia sejam reconhecidos pelo MEC.
O dia se encerrou com a Celebração da Eucaristia, com vésperas. Nesta terça-feira, continuará o assunto da pauta de ontem.

FONTE: WWW.DIOCESECARATINGA.ORG.BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário