Seja bem-vindo ao nosso blog

Levando todas as informações de nossos coroinhas e informações da paróquia

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Procissão e Missa de Pentecostes

Aquino e Simone animando a procissão.

Os Acólitos em ação.

A Cruz com sinbolizando os 7 dons do Espirito Santo.


Acólitos

Igreja cheia Graças a Deus.

Fr Hudson e seus auxiliares.

Momento das ofertas

Preparação das ofertas

Foi celebrado nesse fim de semana a Solenidade de Pentecostes e aqui em nossa Igreja Matriz tivemos novena do Espirito Santo as 05:30 da manhã com uma grande participação de toda a comunidade no sábado tivemos a Vigilia de Pentecostes e no domingo tivemos a Procissão com grande participação de toda comunidade.Confiram as fotos acima:






O significado de Pentecostes.

Pentecostes (em grego antigo πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensǎo. Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

“A Pastoral Familiar são as mãos e os braços da Igreja para a evangelização”, afirmou dom Orlando

Ontem, 30, as 10h da manhã, foi celebrada a missa principal da 3ª Peregrinação Nacional da Família. O arcebispo de Londrina (PR) e ex-presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da CNBB, dom Orlando Brandes presidiu a celebração no Altar Central do Santuário Nacional. Dom Orlando destacou o trabalho realizado pela Pastoral Familiar nos Regionais da CNBB e fez um pedido especial ao povo brasileiro, que continue valorizando a família.

Junto com dom Orlando, o bispo de Camaçari (BA) e atual presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, dom João Carlos Petrini, participou do evento. Segundo dom Petrini, a “família é um bem inestimável que deve ser preservado a todo custo”. Além deles, o bispo auxiliar de São Paulo (SP), dom Joaquim Justino Carreira e diversos bispos estiveram na peregrinação da família.

“A pastoral é a ação da Igreja. Ela responde às necessidades que temos atualmente na sociedade. A Pastoral Familiar são as mãos e os braços da Igreja para a evangelização”, afirmou dom Orlando Brandes.

O arcebispo ressaltou que a iniciativa da 3ª Peregrinação Nacional das Famílias mostra para todo o país o valor da família brasileira. “A Pastoral Familiar vem ao Santuário Nacional para se fortalecer ainda mais. Uma concentração dessas demonstra para a sociedade, para a opinião pública que a família não está morta, que a família é um valor. Isso traz consolação para as famílias que estão feridas e uma confirmação para as famílias que estão bem”, afirmou.

Ao final da celebração, o cantor e compositor padre Zezinho interpretou uma de suas músicas, que fala sobre a união familiar, aos presentes no Santuário Nacional.

As missas de ontem ocorreram a cada duas horas, desde as 6h da manhã, até as 20h, sempre com um bispo convidado celebrando. A estimativa é que 200 mil pessoas tenham passado por Aparecida no último final de semana.

Fonte: CNBB

52ª Semana Eucarística do Santuário começa nesta quinta, 16 de junho

Com o tema “No dinamismo da Eucaristia” e o lema “Da Eucaristia para a vida no planeta – Caminhando na fraternidade”, a paróquia Coração Eucarístico de Jesus, do Santuário de Adoração, em Caratinga, faz de 16 a 23 de junho a 52ª Semana Eucarística. O pregador da Semana Eucarística de 2011 será o padre sacramentino André Agazzi.

O bispo diocesano de Caratinga, dom Emanuel Messias escreveu uma mensagem para a ocasião. Nela, dom Emanuel relembra a presença de Cristo na Eucaristia. “Acreditamos porque Jesus disse: ‘Eu sou o pão da vida’. ‘Isto é meu corpo’! ‘Este é o cálice do meu sangue’. Nossa fé é na Palavra encarnada, que é Jesus” escreve o bispo.

Imagino quanto bem tem feito, em nossa diocese, estas semanas eucarísticas! Que esta 52ª Semana Eucarística possa nos aproximar mais deste grande mistério acreditado, celebrado e vivido”, escreveu dom Emanuel, valorizando a história das semanas eucarísticas e incentivando a realização desta.

Ao longo dos oito dias são celebradas várias vezes a eucaristia, presididas por diversos padres. Acontecem também momentos de encontros e adorações solenes ao Santíssimo Sacramento.

Fonte: Portal da Diocese de Caratinga

Conhecendo um pouco mais sobre nossa Paroquia

Endereço: Praça Frei Arcanjo Ruzzi, 01. CEP 35300-321.
Cx. Postal 28, CEP 35300-970 CARATINGA, MG. Fone: (33) 3321-2766 (res.) e Telefax: (33) 3321-2825 (Caratinga). (33) 3323 8047 (Piedade de Caratinga)
Criação: 16.07.1952.
Pároco: Frei Hudson, OCD
Vigários Paroquiais: Frei Geraldo Mariano Junior, OCD, Frei Joilde de Souza Lima, OCD. Frei Luciano Luís da Costa, OCD, Frei Sebastião, OCD e Frei Jorge, OCD.
População: Caratinga (parte) 7.850. Piedade de Caratinga 6.937. Total: 14.787.
Comunidades/Capelas:
01. Nossa Senhora Aparecida (Alto das Palmeiras)
02. Nossa Senhora Aparecida (Alto Laje)
03. Nossa Senhora Aparecida (Rio Preto)
04. Nossa Senhora da Piedade (Piedade de Caratinga) 
05. Nossa Senhora do Carmo (Córrego dos Manducas)
06. Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Córrego do Marcial)
07. Nossa Senhora do Rosário (Bairro do Seminário)
08. São João da Cruz (Córrego do Laje) 
09. Santa Teresinha (Córrego do Laje) 
10. Senhor Bom Jesus (Córrego do Laje) 
11. Senhor Bom Jesus das Palmeiras (Córrego das Palmeiras) 
12. Nossa Senhora das Graças (Bairro Nossa Senhora das Graças) 
13. São José (Bairro Zacarias)
14. Nossa Senhora Aparecida (Córrego do Purgatório)
15. São José (Fazenda Rio Doce)

Santíssima Trindade .

Terminado o Tempo Pascal no dia de Pentecostes, agora celebramos a Festa da Santíssima Trindade, isto é, a presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. É o mistério da revelação de Deus Trino, expressão de unidade na diversidade, de manifestação da divindade. É difícil entender esse mistério, a não com a revelação do próprio Deus.
Deus Pai aparece como o Criador de tudo, dando evidência para a pessoa humana com todas as suas características de vida. Deus Filho destaca-se como o Redentor, o Salvador de toda a humanidade criada e vivida na dignidade. E Deus Espírito Santo é o guia e santificador dos homens e mulheres no caminho de sua história de vida.
Pela revelação, Deus dá à criatura humana a possibilidade de participação nas realidades divinas. O próprio Deus Filho diz: “Quem crê em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque eu vou para junto do Pai” (Jo 14, 12).
O mistério da Trindade lança luzes para a vida de comunidade, no amor, na partilha, na fidelidade e no compromisso fraterno. Isto não é apenas um fato humanitário, mas com fundo cristão e de inspiração divina, que diviniza o humano.
Em última análise, todo o universo é obra de Deus, criado com Sabedoria, que se manifesta à criatura humana como fonte de alegria e de condições de sobrevivência e de vida. Com isto, o universo revela a Sabedoria e o querer de Deus para com as pessoas.
 Tudo o que somos e temos manifesta o projeto de amor do Pai, que deseja a vida e a felicidade para toda a humanidade. Nós nos tornamos sempre criaturas novas pela fé, capazes para viver a paz e a esperança, enfrentando as dificuldades e as tribulações.
Temos que experimentar um Deus amor e comunhão com um projeto de libertação, de ternura, de compassividade e capacidade para ir ao encontro do outro e lhe prestar ajuda nas horas mais difíceis. É atitude de compaixão com doação sem medida.
Dom Paulo Mendes Peixoto

Grupo de Coroinhas recebera apoio.

O Grupo de Coroinhas São José da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo recebera apoio espiritual e apoio na formação.Dois Aspirantes foram designados a ajudar os coroinhas,eles são o Luiz Fernando e o Rafael que quando crianças tambem foram coroinhas e querem passar suas experiencias e realizações como coroinhas já que eles tambem se dedicaram com amor e carinho a esse ministerio tão importante na igreja.Sejam Bem Vindos Luiz Fernando e Rafael.
Luiz Fernando e Rafael

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Escala dos coroinhas de 05/06/11 a 10/06/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 05/06/11 a 10/06/11
                                                             
Domingo 07:00hs HARYLAINE e ANA LAURA (  F   ) (  F   )
Domingo 09:15hs JOÃO MARCOS e WELLITON(  P   ) (  P   )
Segunda – feira 19:00hs LAVINIA  e LUCAS (  p   ) (   p   )
Terça – feira 19:00hs ANA LAURA e MATEUS(  p    ) (   p   )
Quarta –feira19:00hs JOÃO MARCOS e FRANCIELE (   p    )   ( p     )
Quinta-feira 19:00 WILLIAN e WELLITON(   p   ) (   p   )
Sexta – feira 19:00hs HARYLAINE e LUCAS (      ) (      )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.