Seja bem-vindo ao nosso blog

Levando todas as informações de nossos coroinhas e informações da paróquia

sábado, 15 de outubro de 2011

Deus é o senhor da historia humana


O ser humano tem seu verdadeiro significado quando vive o processo de liberdade, condição necessária para atingir a salvação proposta por Deus. Esta liberdade, que deve ser própria e íntima de cada pessoa, pode acontecer até numa situação de escravidão.

A liberdade interior existe também sem a presença da fé em Deus para quem não tem formação nesta área. O Senhor pode usar de pessoas, até no contexto político, para realizar a salvação do ser humano. Nem sempre entendemos os caminhos que libertam e salvam.

Deus é o Senhor da história em todos os tempos e a conduz de formas diversas. Isto Ele faz até usando maneiras diferentes do nosso modo de agir. A marca principal é a honestidade, nos termos do “dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César”, vendo aí autoridade religiosa e política.

Temos que reconhecer a autenticidade da autoridade verdadeiramente constituída, mas não podemos nos conformar com atos de injustiça praticados por elas nas comunidades. Sua ação não pode estar acima do poder de Deus e tomando o seu lugar. Sendo assim, seus atos tornam-se desumanos.

Toda autoridade legítima, que age para o bem comum, passa a ser representante de Deus. Ela não pode se proclamar divina, agindo acima dos princípios de Deus com injustiça e desonestidade. Não pode ser uma autoridade de idolatria do poder temporal, que se acha dona da vida e da realização das pessoas.

Nenhuma autoridade constituída na história dos povos é eterna e absoluta a ponto de impedir a realização do plano de Deus. Podemos sim escolher colaborar ou não com esse plano. É uma questão de livre arbítrio, isto é, de ação feita por uma autoridade ou por uma pessoa simples do povo.

Todo pessoa humana foi criada para ser comprometida com a construção do humano, ou de condições necessárias para que todos vivam bem. Mas precisa entender que, por traz de tudo, existe a mão de Deus construindo os eventos históricos.

Assim não podemos confundir autoridade humana com autoridade divina. 

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto

15 de outubro: Santa Teresa de Ávila

Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus)Com grande alegria lembramos, hoje, da vida de santidade daquela que mereceu ser proclamada "Doutora da Igreja": Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus). Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515 e foi educada de modo sólido e cristão, tanto assim que, quando criança, se encantou tanto com a leitura da vida dos santos mártires a ponto de ter combinado fugir com o irmão para uma região onde muitos cristãos eram martirizados; mas nada disso aconteceu graças à vigilância dos pais. Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila, onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro biográfico. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.

Santa Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo : “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa. O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das últimas palavras: "Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer". No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro. Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos.

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!
                                                FONTE: (CAPELA SÃO JOSÉ)

Escala dos coroinhas de 09/10/11 a 14/10/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 09/10/11 a 14/10/11
                                                             
Domingo 07:00hs SAILAINE e FRANCIELE ( P  ) ( P  )
Domingo 09:15hs LUCAS e YASMIM (  P ) ( P  )
Segunda – feira 19:00hs JACIARA e MATHEUS (  P ) ( P  )
Terça – feira 19:00hs ANA LAURA e HUDSON (  P  ) (  P  )
Quarta –feira19:00hs JOÃO MARCOS e STEFANE (  P  )   ( P  )
Quinta-feira 19:00HS WELINTON e SAYLAINE(  P  ) (  P  )
Sexta – feira 19:00hs JULIA e MATHEUS  (  P  ) (  P  )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.

DESCULPEM!

A falta de de tempo tem deixado o blog desatualizado mas voltaremos a ativa!

sábado, 17 de setembro de 2011

Escala dos coroinhas de 18/09/11 a 23/09/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 18/09/11 a 23/09/11
                                                             
Domingo 07:00hs LUCAS e WELINTON ( p  ) ( p  )
Domingo 09:15hs LAVINIA e LARISSA (  p ) ( p  )
Segunda – feira 19:00hs JULIA  e SAILAINE (  P ) (  P )
Terça – feira 19:00hs FRANCIELE e RAISSA (   P ) (   P )
Quarta –feira19:00hs JOÃO MARCOS e MATHEUS (  P  )   ( P  )
Quinta-feira 19:00HS SAMUEL e RAIANE(   P ) (  P  )
Sexta – feira 19:00hs GABRIEL e JACIARA  (   P ) (   P )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Escala dos coroinhas de 11/09/11 a 16/09/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 11/09/11 a 16/09/11
                                                             
Domingo 07:00hs LUCAS e WELINTON (  P ) (  F )
Domingo 09:15hs FRANCIELE e LARISSA (  P ) (  P )
Segunda – feira 19:00hs LAVINIA  e ANA LAURA ( P   ) (  P )
Terça – feira 19:00hs JULIA e WILLIAN (  P  ) (  P  )
Quarta –feira19:00hs JOÃO MARCOS e LUCAS (  P  )   (P   )
Quinta-feira 19:00HS SAMUEL e WELINTON(  P  ) (  P  )
Sexta – feira 19:00hs MATHEUS e FRANCIELE  (  P  ) (  P  )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.

Escala dos coroinhas de 04/09/11 a 09/09/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 04/09/11 a 09/09/11
                                                             
Domingo 07:00hs LUCAS e MATHEUS (  P ) (  P )
Domingo 09:15hs FRANCIELE e WELINTON (  P ) (  P )
Segunda – feira 19:00hs JULIA  e YASMIM ( P   ) (  P )
Terça – feira 19:00hs ANA LAURA e FRANCIELE (  P  ) (  FJ  )
Quarta –feira19:00hs VITORIA e LAVINIA ( P   )   ( P  )
Quinta-feira 19:00HS SAMUEL e HARYLAINE(  P  ) (  F  )
Sexta – feira 19:00hs GABRIEL e LUCAS  ( F   ) ( P   )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.