Seja bem-vindo ao nosso blog

Levando todas as informações de nossos coroinhas e informações da paróquia

sábado, 22 de outubro de 2011

Respeito


Vivemos no pluralismo de realidades, idéias e ideais. Cada um tem sua história, seus valores, convicções, cultura, religião e costumes. Há proselitismo, tentando o condicionamento dos outros, a fim de convencê-los a aderirem a seus modos de viver. Há também oposições a isso e fechamentos em guetos e fundamentalismos. Às vezes, porém, se confunde convicção e verdade com vontade de imposição das mesmas. Aliás, a verdade objetiva se impõe por si mesma. Pode ser questionada, mas não contrafeita pelo seu oposto. Ela é fonte de liberdade, apesar das ditaduras. O tempo falará sobre quem a tem como valor e última palavra.

Hoje se presa muito e se acentua a vontade da pessoa como regra da verdade e do bem. Isso pode ser verdadeira armadilha, que impedirá o ser humano de construir seu futuro diante de um ideal de vida baseado num valor objetivo. Pode-se, por exemplo, querer que a própria imaginação construa um castelo conquistado só com o desejo de tê-lo. Não se lutando com os meios necessários para adquiri-lo, a pessoa pode confundir a realidade com a imaginação. Nessa perspectiva, não adianta o ser humano pensar que vai construir sua felicidade total e imorredoura sem contar com os meios necessários apresentados pelo Criador. Afinal, não somos deuses. Temos a dependência total de Deus para realizar uma vida saudável na terra e conquistarmos a vida eterna feliz. Para isso, devemos pautar nossa caminhada existencial pelos ditames da verdade objetiva do ideal apresentado por Ele.

No caminho da busca de realização, precisamos dirigir nosso esforço na direção acertada do sentido da existência. Muitas vezes encontramos outros atrativos que nos estimulam a andar por outros caminhos. A ética da vida de sentido nos estimula a fazer escolhas, às vezes com sacrifícios de fortes atrativos baseados na verdade subjetiva. Porém, a formação para valores nos faz aguçar a inteligência e a vontade para conquistarmos o bem objetivo assumido também com o subjetivo. Por isso, Deus não deixa de nos ensinar a abertura à alteridade como meio indispensável para uma convivência humana capaz de nos endereçar para a busca de um ideal mais elevado. O respeito ao outro é fundamental para termos esse encaminhamento de vida. As Sagradas Escrituras estão cheias dessa perspectiva. Já o próprio livro do Êxodo fala: “Não oprimas nem maltrates o estrangeiro... Não faças mal algum à viúva nem ao órfão. Se os maltratares, gritarão por mim, e eu ouvirei o seu clamor... Se emprestares dinheiro do meu povo a um pobre... não sejas um usurário” (Êxodo 22,20-25).

O respeito à palavra dada e a coerência na responsabilidade do cargo recebido para o serviço ao bem comum devem ser assumidos por quem realmente sabe ser humano. É um valor de real cidadania. A pessoa desse porte de caráter é de exemplo para a sociedade, como lembra Paulo. Ele fala de sua própria missão exercida para assumir a causa do Reino de Deus e do exemplo de quem o acolheu para facilitar sua missão apostólica (Cf. 1 Tessalonicenses 1,5-10). O mandamento do amor profundamente vivido e frisado por Jesus é a base e o coroamento da vida de respeito a Deus e ao semelhante (Cf Mateus 22,34-40).

Somente conseguiremos viver em paz e plena realização humana na prática do respeito ao outro, à natureza e ao próprio Senhor da História. Ao contrário, ficamos amassando o barro da caminhada sem irmos longe de nosso próprio limite.

Dom José Alberto Moura
Arcebispo Montes Claros

Escala dos coroinhas de 23/10/11 a 28/10/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 23/10/11 a 28/10/11
                                                             
Domingo 07:00hs LUCAS e RAIANE ( P  ) ( P  )
Domingo 09:15hs SAILAINE e MATHEUS ( P  ) ( P  )
Segunda – feira 19:00hs FRANCIELE e MILENE ( P )  ( P  )
Terça – feira 19:00hs LARISSA e AMANDA ( P   ) (  P  )
Quarta –feira19:00hs LAVINIA e SAMUEL (  P  )   ( P  )
Quinta-feira 19:00HS JULIA e EMANUEL(    ) (    )
Sexta – feira 19:00hs ANA LAURA e ESTEFANE  (    ) (    )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.

domingo, 16 de outubro de 2011

Escala dos coroinhas de 16/10/11 a 21/10/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 16/10/11 a 21/10/11
                                                             
Domingo 07:00hs LUCAS e WELLITON (   ) (   )
Domingo 09:15hs LARISSA e JOÃO MARCOS (   ) (   )
Segunda – feira 19:00hs JACIARA e WILLIAN (  )  (   )
Terça – feira 19:00hs JULIA e MATHEUS (    ) (    )
Quarta –feira19:00hs LAVINIA e HARYLAINE (    )   (   )
Quinta-feira 19:00HS LUCAS e LARISSA(    ) (    )
Sexta – feira 19:00hs WELLITON e JOÃO MARCOS  (    ) (    )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.

sábado, 15 de outubro de 2011

Deus é o senhor da historia humana


O ser humano tem seu verdadeiro significado quando vive o processo de liberdade, condição necessária para atingir a salvação proposta por Deus. Esta liberdade, que deve ser própria e íntima de cada pessoa, pode acontecer até numa situação de escravidão.

A liberdade interior existe também sem a presença da fé em Deus para quem não tem formação nesta área. O Senhor pode usar de pessoas, até no contexto político, para realizar a salvação do ser humano. Nem sempre entendemos os caminhos que libertam e salvam.

Deus é o Senhor da história em todos os tempos e a conduz de formas diversas. Isto Ele faz até usando maneiras diferentes do nosso modo de agir. A marca principal é a honestidade, nos termos do “dar a Deus o que é de Deus e a César o que é de César”, vendo aí autoridade religiosa e política.

Temos que reconhecer a autenticidade da autoridade verdadeiramente constituída, mas não podemos nos conformar com atos de injustiça praticados por elas nas comunidades. Sua ação não pode estar acima do poder de Deus e tomando o seu lugar. Sendo assim, seus atos tornam-se desumanos.

Toda autoridade legítima, que age para o bem comum, passa a ser representante de Deus. Ela não pode se proclamar divina, agindo acima dos princípios de Deus com injustiça e desonestidade. Não pode ser uma autoridade de idolatria do poder temporal, que se acha dona da vida e da realização das pessoas.

Nenhuma autoridade constituída na história dos povos é eterna e absoluta a ponto de impedir a realização do plano de Deus. Podemos sim escolher colaborar ou não com esse plano. É uma questão de livre arbítrio, isto é, de ação feita por uma autoridade ou por uma pessoa simples do povo.

Todo pessoa humana foi criada para ser comprometida com a construção do humano, ou de condições necessárias para que todos vivam bem. Mas precisa entender que, por traz de tudo, existe a mão de Deus construindo os eventos históricos.

Assim não podemos confundir autoridade humana com autoridade divina. 

Dom Paulo Mendes Peixoto
Bispo de São José do Rio Preto

15 de outubro: Santa Teresa de Ávila

Santa Teresa de Ávila (Santa Teresa de Jesus)Com grande alegria lembramos, hoje, da vida de santidade daquela que mereceu ser proclamada "Doutora da Igreja": Santa Teresa de Ávila (também conhecida como Santa Teresa de Jesus). Teresa nasceu em Ávila, na Espanha, em 1515 e foi educada de modo sólido e cristão, tanto assim que, quando criança, se encantou tanto com a leitura da vida dos santos mártires a ponto de ter combinado fugir com o irmão para uma região onde muitos cristãos eram martirizados; mas nada disso aconteceu graças à vigilância dos pais. Aos vinte anos, ingressou no Carmelo de Ávila, onde viveu um período no relaxamento, pois muito se apegou às criaturas, parentes e conversas destrutivas, assim como conta em seu livro biográfico. Certo dia, foi tocada pelo olhar da imagem de um Cristo sofredor, assumiu a partir dessa experiência a sua conversão e voltou ao fervor da espiritualidade carmelita, a ponto de criar uma espiritualidade modelo. Foi grande amiga do seu conselheiro espiritual São João da Cruz, também Doutor da Igreja, místico e reformador da parte masculina da Ordem Carmelita. Por meio de contatos místicos e com a orientação desse grande amigo, iniciou aos 40 anos de idade, com saúde abalada, a reforma do Carmelo feminino. Começou pela fundação do Carmelo de São José, fora dos muros de Ávila. Daí partiu para todas as direções da Espanha, criando novos Carmelos e reformando os antigos. Provocou com isso muitos ressentimentos por parte daqueles que não aceitavam a vida austera que propunha para o Carmelo reformado. Chegou a ter temporariamente revogada a licença para reformar outros conventos ou fundar novas casas.

Santa Teresa deixou-nos várias obras grandiosas e profundas, principalmente escritas para as suas filhas do Carmelo : “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “Castelo Interior”, “A Vida”. Morreu em Alba de Tormes na noite de 15 de outubro de 1582 aos 67 anos, e em 1622 foi proclamada santa. O seu segredo foi o amor. Conseguiu fundar mais de trinta e dois mosteiros, além de recuperar o fervor primitivo de muitas carmelitas, juntamente com São João da Cruz. Teve sofrimentos físicos e morais antes de morrer, até que em 1582 disse uma das últimas palavras: "Senhor, sou filha de vossa Igreja. Como filha da Igreja Católica quero morrer". No dia 27 de setembro de 1970 o Papa Paulo VI reconheceu-lhe o título de Doutora da Igreja. Sua festa litúrgica é no dia 15 de outubro. Santa Teresa de Ávila é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. O grande Doutor da Igreja, Santo Afonso Maria de Ligório, a tinha em tão alta estima que a escolheu como patrona, e a ela consagrou-se como filho espiritual, enaltecendo-a em muitos de seus escritos.

Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!
                                                FONTE: (CAPELA SÃO JOSÉ)

Escala dos coroinhas de 09/10/11 a 14/10/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 09/10/11 a 14/10/11
                                                             
Domingo 07:00hs SAILAINE e FRANCIELE ( P  ) ( P  )
Domingo 09:15hs LUCAS e YASMIM (  P ) ( P  )
Segunda – feira 19:00hs JACIARA e MATHEUS (  P ) ( P  )
Terça – feira 19:00hs ANA LAURA e HUDSON (  P  ) (  P  )
Quarta –feira19:00hs JOÃO MARCOS e STEFANE (  P  )   ( P  )
Quinta-feira 19:00HS WELINTON e SAYLAINE(  P  ) (  P  )
Sexta – feira 19:00hs JULIA e MATHEUS  (  P  ) (  P  )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.

DESCULPEM!

A falta de de tempo tem deixado o blog desatualizado mas voltaremos a ativa!