Seja bem-vindo ao nosso blog

Levando todas as informações de nossos coroinhas e informações da paróquia

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Dom Emanuel realiza primeiro encontro com os padres da diocese .

Iniciou nesta segunda-feira, dia 27, o primeiro encontro de dom Emanuel Messias com todo o clero da diocese de Caratinga. O encontro, que irá até na quarta-feira, dia 29, está acontecendo na Casa de Retiros de Santa Isabel, no ES.
enc_santa_isabel
O encontro começou ontem, 27, com o almoço. Foi o próprio bispo quem acolheu aos padres, falando das expectativas para o encontro. “Estou muito alegre por estar com vocês”, afirmou enfaticamente o bispo diocesano. Dom Emanuel demonstrou alegria. “Estou espantado com o número de padres. Estava acostumado com o número bem menor”, disse, referindo-se às suas costumeiras reuniões com o clero de Guanhães.
“O nosso objetivo é estar junto, descansar, partilhar experiências e rezar. Encontrar e projetar nossa Igreja particular”, afirmou o bispo. Em seguida justificou a ausência dos Padres José do Carmo Lima e João Batista de Oliveira ambos da Paróquia de Vargem Alegre. Apresentou também a pauta do encontro e abriu espaço para que os presentes pudessem se manifestar, quando vários padres manifestaram seus anseios com o encontro.
Segundo padre Ademilson Tadeu, diretor espiritual do Seminário Diocesano que está no encontro, a prioridade no primeiro dia foi a formação permanente dos presbíteros. Foi proposta a realização de dois encontros anuais para estudo. Outra novidade apresentada é com relação à assembleia diocesana de pastoral, que antes acontecia anualmente e agora acontecerá a cada quatro anos.
Além disso, ficou decido que cada forania escolherá um representante dos presbíteros para compor a Equipe presbiteral e outro para o conselho presbiteral. Com relação ao Seminário Diocesano, dom Emanuel manifestou desejo de organizá-lo de modo que em algum tempo os cursos de Filosofia e Teologia sejam reconhecidos pelo MEC.
O dia se encerrou com a Celebração da Eucaristia, com vésperas. Nesta terça-feira, continuará o assunto da pauta de ontem.
enc_santa_isabel_2
FONTE: WWW.DIOCESECARATINGA.ORG.BR

Pedro e Paulo: duas colunas, um só edifício .

Neste mês de junho celebramos com muita alegria a vida de duas pessoas que nos deixaram um grande legado, um grande ensinamento: São Pedro e São Paulo. Evidentemente, santidade não pode ser medida, não dá para dizer que este santo é melhor ou mais importante do que aquele outro, cada qual tem sua história, seu testemunho, de acordo com a vocação recebida, com sua realidade histórica e geográfica etc. Contudo, alguns testemunhos cristãos são muito marcantes, sobretudo, porque são muito humanos e concretos, sem aquela dose de uma visão quase romântica sobre a vida dos santos. Algumas histórias de santos são lindas, verdadeiras obras literárias, que tem seu valor, mas são muito fantasiosas, quase angelicais, ou pelo menos não fazem parte da condição normal de um ser humano real, e é neste sentido de seres humanos autênticos que os santos Pedro e Paulo têm muito a nos ensinar.

            Para a maioria das pessoas ser santo é algo muito distante da realidade humana, já que a nossa condição de seres humanos comporta toda uma situação de limites e de pecados. E então como chegar à santidade se somos limitados e pecadores? Esta é a grande dificuldade para muita gente que vê na pessoa dos santos uma realidade diferente dos demais seres humanos, como se os santos tivessem nascido com faculdades sobre humanas, ou isentos dos limites próprios da nossa natureza. É aqui que gostaria de valorizar a vida destes dois grandes apóstolos, Pedro e Paulo.
            As informações principais que temos sobre são Pedro e são Paulo são encontradas na Bíblia, mais exatamente no Novo Testamento. Para nossa alegria as informações que temos sobre os nossos santos são verdadeiras exortações para que todos busquemos a santidade, uma vez que são Pedro e são Paulo (e isto vale para os demais e verdadeiros santos) são plenamente humanos, ou seja, não nasceram com poderes especiais ou com uma carne diferente da nossa. Não eram seres celestiais, mas homens, e como homens, cada um ao seu modo teve que superar vários obstáculos, limites e pecados.
            O Apóstolo Paulo, primeiro escritor do Novo Testamento, após uma profunda mudança de vida, nos deixou um dos mais belos testemunhos sobre o significado de santidade. Santo não tem que nascer santo. Santidade é graça de Deus que todos recebemos para nossa caminhada, seja para Damasco, para Roma, ou para tantos outros itinerários que nos levam para um único e mesmo Caminho: Cristo. Foi a caminho de Damasco que Saulo, vaidoso de suas virtudes farisaicas, se tornou Paulo e encontrou o Caminho, descobriu que sua verdadeira força consistia em admitir sua fraqueza:Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte” (2Cor 12,10). Não se chega à santidade escondendo ou não aceitando os nossos limites, mas antes os confessando. São Paulo é um belo exemplo: Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço” (Rm 7,19).  Somente a caminho e num difícil processo de conversão que Saulo se tornou são Paulo. Um fariseu se tornou cristão, a força e a dureza da lei deram lugar à graça, revelando o verdadeiro projeto de Deus com palavras verdadeiramente inspiradas e inspiradoras: “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” (1Cor 13,1-3). Somente é capaz de pronunciar palavras como estas quem descobre o Caminho e percebe com o coração que tudo é graça, como gostava de afirmar nosso saudoso Dom Corrêa.
            São Pedro, de acordo com as informações que dispomos, também não nasceu santo e nem mesmo possuía as virtudes intelectuais de são Paulo, nem tampouco tinha uma fé madura (cfr. Mt 14, 29-31). No momento decisivo de enfrentar a insanidade dos opositores, Pedro negou seu mestre três vezes, afirmando não conhecê-lo (cf. Mt 26, 70-74). Todavia, o Evangelho de João nos mostra claramente como que Pedro foi transformado em novo homem num longo processo de conversão até atingir a estatura desejada por Jesus e se tornar o líder dos apóstolos (cfr. Jo 21, 15-19). De sorte que tanto Paulo quanto Pedro não nasceram santos, nem pessoas sobrenaturais, se tornaram santos porque foram capazes de abrir o coração à graça de Deus num processo sincero de conversão. Noutras palavras, santo não é quem nunca pecou, mas, quem se reconhece pecador e pede perdão desejando verdadeiramente uma volta para Deus. É neste contexto de homens pecadores mas abertos à conversão, que temos são Pedro, o primeiro a ser chamado por Jesus; e são Paulo, o primeiro a escrever sobre Jesus. E assim temos Pedro e Paulo, colunas distintas no mesmo templo de Deus.
Padre José Geraldo de Gouvêa
Mestre em Sagradas Escrituras, pároco de Santa Cruz, Caratinga.
Fonte: Revista Diretrizes de Junho de 2011

Escala dos coroinhas de 26/06/11 a 01/07/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 26/06/11 a 01/07/11
                                                             
Domingo 07:00hs HARYLAINE e LUCAS (  P ) ( P )
Domingo 09:15hs LARISSA e JOÃO MARCOS( P ) ( P )
Segunda – feira 19:00hs LAVINIA  e MATHEUS (  P  ) (  P )
Terça – feira 19:00hs JULIA e LUCAS ( P   ) ( P   )
Quarta –feira19:00hs LARISSA e JOÃO MARCOS (  p  )   ( p  )
Quinta-feira 19:00HS MATHEUS e WELLITON(  p  ) (  p  )
Sexta – feira 19:00hs HARYLAINE e LAVINIA (   f   ) (   p   )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI DIA 23/06/2011 O QUE É

E desde já queremos convidar você e sua familia para o encerramento da 52ª Semana Eucaristica uma procissão eucaristica vai sair as 16:00hs em frente a Catedral no  dia 23/06/2011 em direção ao Santuario onde acontece uma Grande Celebração Eucaristica com nosso Bispo Diocesano Dom Emanuel Messias.

domingo, 19 de junho de 2011

Horarios de Missa nesse feriado pronlogado

QUERIAMOS DEIXAR OS HORARIOS DE MISSAS AQUI NA IGREJA MATRIZ NESSE FERIADO PRONLOGADO:
23/06/2011:Missa de Corpus Cristhi as 07:00hs.
24/06/2011:Missa da Natividade de São João Batista as 07:00hs


E tambem na quinta-feira de Corpus Cristhi procissão saindo as 16:00hs em frente a Catedral e em seguida missa no Santuario encerrando a 52º Semana Eucaristica.

E tambem sexta-feira Festa do padroeiro diocesano São João Batista missa a 19:00hs na Catedral todos estão convidados.

Escala dos coroinhas de 19/06/11 a 24/06/11

Grupo de Coroinhas São José
*Escala dos coroinhas de 19/06/11 a 24/06/11
                                                             
Domingo 07:00hs WELLITON e LUCAS (  P ) ( P )
Domingo 09:15hs MATHEUS e ARTUR( P ) ( P )
Segunda – feira 19:00hs LAVINIA  e YASMIM (  P  ) ( P  )
Terça – feira 19:00hs LARISSA e LUCAS (  P  ) (  P  )
Quarta –feira19:00hs JACIARA e HARYLAINE (  P  )   (  P )
Quinta-feira 07:00HS MATHEUS e FRANCIELLE( P   ) ( P   )
Sexta – feira 07:00hs JULIA e ARTUR (      ) (      )
*Instruções:
*O Horário de chegar para vestir para não haver atrasos deve ser no máximo 15 minutos antes da missa.
*As túnicas estão limpas e arrumadas por isso do mesmo modo que vocês pegam as túnicas vocês devem deixá-las para que outros coroinhas possam usar.
*Você coroinha não podendo vestir tem a obrigação de chamar outro coroinha para te substituir, pois isso é muito importante. Pois é muito feio ter um compromisso e não cumprir.
                                                                                         
A coordenação.